Métricas de desempenho são instrumentos cruciais para você compreender se a sua clínica/consultório está no caminho certo.
Confira a seguir quais indicadores que a sua clínica médica NÃO pode deixar de acompanhar!
➡️ Tempo de espera
Não é difícil perceber que o tempo de espera costuma ser um dos principais indicadores para clínicas médicas, afinal, essa é uma situação absolutamente comum em qualquer consultório e costuma estar entre as campeãs de reclamações entre os pacientes. Por isso, compreender essa métrica é fundamental para melhorar o seu negócio.
➡️ Satisfação dos pacientes
Logicamente, a satisfação dos clientes é algo que deve ser levado em conta em qualquer empreendimento, por isso você não pode abrir mão dessa métrica. Esse indicador é responsável por medir o quão satisfeitos estão os pacientes e as suas famílias com o atendimento que estão recebendo da clínica ou consultório.
➡️ Taxa de retorno
A partir dessa métrica, é possível examinar quantos pacientes retornaram para consultas, quantos cancelaram e quantos simplesmente não voltaram mais. Um valor elevado de cancelamentos ou de não comparecimentos, por exemplo, mostra que o seu negócio está falho em algum ponto.
➡️ Faturamento bruto
O faturamento bruto é um dos principais indicadores de desempenho de qualquer empreendimento, afinal, não dá para fechar o orçamento no final do mês se o seu negócio não tiver dinheiro entrando em caixa. Essa avaliação, em linhas gerais, é aquela que vai indicar quais são os valores ganhos em determinado período de tempo.
➡️ Produtividade
Por fim, a produtividade é um dos indicadores para clínicas médicas que servem para melhorar os processos, pois ele indica de que forma as tarefas estão sendo realizadas e com quais níveis de eficiência. É uma maneira de analisar os atendimentos, desde a chegada dos pacientes até o momento de sua saída.
Com esses dados em mãos, o gestor pode alinhar o aproveitamento dos horários e otimizar os processos executados.